quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Art. 121 do CPTA - Convolação da tutela cautelar em tutela final – breve paralelismo com o novo instituto da inversão do contencioso no CPC.

Numa altura em que a reforma do código de processo civil está na ordem do dia,chama-me à atenção um instituto em particular: a inversão do contencioso. Este destaca-se por inaugurar um novo paradigma em termos processuais, correspondendo a necessidades há muito sentidas de evitar as repetições de acções provocadas pelo carácter instrumental e provisório das providências cautelares.
O paradigma seguido até agora pelo procedimento cautelar – de instrumentalidade pura sob pena de caducidade - não se compactua com a realidade dos nossos dias, norteada por princípios de economia e celeridade processual. Aliás, muitas das vezes as acções principais nada vinham acrescentar às providências interpostas, não passando de uma repetição, de um mero formalismo processual sem qualquer utilidade prática.
A inversão do contencioso veio fazer face a estes problemas e permite, em determinadas situações, que a decisão cautelar se possa consolidar como definitiva composição do litígio, se o requerido não demonstrar, em acção por ele proposta e impulsionada, que a decisão cautelar não devia ter, afinal, essa vocação de definitividade.
Esta foi a solução consagrada no Código de Processo Civil, mas não só este problema não é exclusivo desta àrea do Direito, como a procura de soluções para os problemas suscitados e a necessidade de mudança não são uma novidades desta Reforma.
Por conseguinte, esta necessidade de mudança já tinha sido sentida no âmbito do Contencioso Administrativo. Enquanto num plano cautelar o CPTA procurava acompanhar o Processo Civil, alargando o leque de medidas cautelares; por seu turno, o Contencioso Administrativo esteve na vanguarda da reforma,introduzindo o art 121 nº1, como forma de dar resposta à necessidade de antecipar o juízo sobre a causa e de dar cumprimento, na esteira do direito europeu, ao direito fundamental a uma tutela jurisdicional efectiva (arts. 20 nº4 e 5, 268 nº4 e 5 ambos da Constituição da República Portuguesa)
Hoje, ao olhar ao instituto de inversão do contencioso podemos verificar que a lógica seguida foi semelhante à da reforma de 2002 do CPTA, muito embora a orientação seguida seja substancialmente diferente. Mais, que o art 121 do CPC foi tido em consideração aquando da discussão da melhor solução a ser adoptada no âmbito do CPC – seguindo-se, no entanto, um modelo ligeiramente diferente.
Uma vez percebida a lógica e as necessidades que deram origem a ambos os institutos, não obstante as diferenças de regime, teremos que perceber como funciona  e quais as realidades abrangidas no âmbito deste mecanismo do art 121.

Análise ao art 121 CPTA
Se foi no plano cautelar que mais se fez sentir a intervenção do legislador, nem por isso este se limitou à criação e aprofundamento dos meios de tutela cautelar de carácter provisório e urgente, actuando no sentido de criar processos urgentes autónomos que contribuam para uma justiça célere e definitiva.

Numa primeira análise, estes processos urgentes estão previstos na lei  (ART 36 CPTA) de forma taxativa, sendo eles: o contencioso eleitoral, o contencioso pré-contratual,  a intimação para prestação de informações, consulta de documentos ou passagem de certidões, intimação para a defesa de direitos, liberdades e garantias e as providências cautelares.

Contudo, e esta veio a ser a grande inovação, criou uma válvula de escape para que situações dotadas de pontual urgência pudessem ser tratadas com o mesmo carácter de urgência e se alcançasse, com a mesma efectividade, o direito a uma justiça célere.
Desta forma o legislador, ao consagrar a possibilidade de antecipação do juízo de mérito, consegue uma solução equilibrada para situações atípicas e inominadas, garantindo que situações não enquadráveis num dos pedidos de tutela urgente possam, ainda assim, receber tratamento especial e urgente, conforme as circunstâncias do caso.

Como se percebe, pelo que venho expondo, essa válvula de escape consta do art 121 do CPTA, reiterada no art 132 nº7 do mesmo diploma, e prevê  possibilidade de, em situações de manifesta urgência, o juiz decidir a questão de mérito no seio de um processo cautelar, desde que verificados determinados pressupostos substantivos e processuais.

Vejamos então que requisitos são estes que podem determinar a antecipação do juízo principal e que, como tal, convolam a tutela cautelar em urgente e definitiva:
1.       Manifesta Urgência de Resolução Definitiva do Caso
2.       Contarem do caso todos os elementos necessários
3.       Audição das partes

Como se percebe estamos perante um requisito de carácter substantivo e dois de carácter processual, devendo ser preenchidos de forma cumulativa.

Quanto ao primeiro dos requisitos enumerados, importa dizer que é aferido tendo em conta a natureza das questões bem como a importância dos interesses envolvidos, devendo chegar-se à conclusão de que a situação em causa não se compadece com a adopção de uma simples providência cautelar. Tem-se, para tal, especialmente em conta o factor tempo e a irreversibilidade dos efeitos da tutela, bem como a inadequação da tutela cautelar, paradigmaticamente nas providências antecipatórias.
Este requisito deve ser encarado com a devida cautela, só excepcionalmente se fazendo uma antecipação da decisão da causa principal.

O professor Mário Aroso de Almeida dá um exemplo concreto em que a manifesta urgência se pode verificar:caso em que falta um pressuposto para a aplicação da providência cautelar, como por exemplo a proporcionalidade, mas estando verificadas as alineas b) e c) do art. 120.

Olhando agora ao segundo requisito, o Tribunal deve estar em condições de analisar e decidir a questão de fundo , por constarem no processo todos os elementos necessários à decisão.
Apesar de ser dificil, na prática, saber se este requisito está preenchido, este visa que as partes tragam a processo todos os elementos necessários e relevantes para a decisão da questão de mérito.
No que ao terceiro, e último, requisito respeita é de referir que o legislador determina que as partes sejam ouvidas pelo Tribunal, no prazo de dez dias. Esta exigência prende-se com a necessidade de o Juíz ouvir as objecções que as partes formulem relativamente ao preenchimento dos dois requisitos anteriores, enfim, pela necessidade de dar conteúdo ao princípio do contraditório.

Preenchidos cumulativamente os requisitos supra referidos, importa perceber a quem pertence a iniciativa de antecipação do juízo do mérito da causa. Esta pode caber oficiosamente ao juíz ou a iniciativa das partes. Ora, esta não consta claramente na lei, no entanto, pela natureza do instituto, e por nada obstar a tal situação, tem-se considerado que esta é a melhor solução, sendo como tal praticada nos Tribunais Portugueses.

As partes podem, segundo  a letra do art 121 nº2, impugnar a decisão de antecipação do juízo. Como tal, de cada vez que haja a antecipação do juizo, a parte vencida poderá recorrer. Fica por analisar quais os efeitos jurídicos a atribuir a  esta impuganção, isto é se tem efeitos suspensivos ou meramente devolutivos.

Enfim, vimos que o mecanismo do art. 121 vem trazer determinadas vantagens, nomeadamente ao nível da celeridade, da economia processual e da justiça efectiva, mas vimos também, e volto a reforçar, que o mesmo deve ser utilizado com algum cuidado.

Para além de obedecer a requisitos apertados, há que ter especial prudência porque, no fundo, e como atenta o Professor Vieira de Andrade, estamos a permitir a emanação de uma decisão final  e definitivo, quando o conhecimento do juíz é meramente sumário.

Referências Bibliográficas :
Marlene Sennewald, o instituto da convolação da tutela cautelar em tutela final urgente consagrado no art 121 CPTA in Revista de Direito Público e Regulação – CEDIPRE

Artigo disponibilizado pela professor Rita Lynce, nas suas lições de processo civil

Trabalho realizado por Inês Graça nº140110032

Sem comentários:

Enviar um comentário